quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CLXI

Creio que o que aqui na Terra chamam de minha sombra é a minha verdadeira substância. Parece-me que, ao contemplar as coisas espirituais, nos assemelhamos muito às ostras, que observam o sol através da água e julgam que essa água espessa é a mais tênue das atmosferas. Penso que o meu corpo é apenas o sota-vento de um ser melhor. Na verdade, leve quem quiser o meu corpo, levem-no; repito que não é meu.


Herman Melville (*1819+1891)

In: Moby Dick. Vol. I.
Trad. Berenice Xavier. São Paulo: Abril, 2010. (Clássicos Abril Coleções; v.15)

6 comentários:

  1. "Moby Dick" é um verdadeiro tratado de filosofia. Agradecimento especial à leitora Bruna Pereira Caixeta pela sugestão do post.

    ResponderExcluir
  2. Manoel,
    Mesmo tendo comentado contigo que o trecho acima se assemelhava um pouco com o platonismo, não havia pensado na definição exata "tratado de filosofia", para o livro. De fato, "Moby Dick" é um verdadeiro tratado de filosofia.
    Obrigada pela observação, e, também, por ter acatado a sugestão do fragmento.
    Um abraço,
    Bruna P. C.

    ResponderExcluir
  3. Bruna, outra coisa que impressiona em "Moby Dick" é que Melville tinha apenas 32 anos quando o livro foi publicado. Simplesmente assombroso.

    E você captou perfeitamente o espírito do blogue. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Manolo,
    então a Bruninha não só perdeu a vergonha de comentar em seu blogue como já até dá sugestões-sensacional!
    Muito nobre e hiper legal da sua parte publicar que a sugestão foi dela.
    Ainda não li "Moby Dick"(vergonha!), e quando o fizer, creio que já será com essa "visão filosófica".
    Abração
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Você estava certa, Chris, ela é uma joia rarissíssima.

    Quanto ao livro, quando eu encontrar meu exemplar da Ediouro posso emprestá-lo para você.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Manoel,
    Para reflexões como as que há no livro, realmente 32 anos é uma idade para se impressionar.
    Fiquei feliz por você ter dito que captei o espírito do blogue. Que bom!
    E obrigada pelas muito generosas palavras, Manoel.

    Chris?! Viu, agora estou comentando os blogues! Estou um pouco atrevida.

    Para vocês dois, um grande abraço.
    Bruna P. C.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem: